26 agosto 2008

JustJava 2008: Wicket, ServiceMix e muito mais!


E lá vamos nós!! JustJava 2008!

Pela primeira vez, estarei no evento, e de cara com duas palestras. Se você quer conhecer o Apache Wicket de perto, esta será uma oportunidade incrível. Eu e meu grande amigo Cláudio, apresentaremos a vocês o framework, com uma palestra bacana e, se der tempo, uma demonstração.

Além disso, apresentarei sozinho (medo) outra palestra, sobre SOA, mais especificamente, Apache ServiceMix e Apache CXF. Será uma introdução ao ServiceMix e como utilizar WebServices nele. Esta, é mais técnica. :-)

Então, segue a programação (das minhas palestras):

Simplificando SOA com Apache CXF e ServiceMix
Quando: 11/09 Quinta-feira, às 19h00

Produtividade (e diversão) na Web com Apache Wicket
Quando: 12/09 Sexta-feira, às 13h00

Conto com a presença de vocês!
Mais informações sobre o JustJava 2008, clique aqui!

[]'s

18 agosto 2008

Como criar um projeto Wicket


O Fábio comentou no meu post uma dúvida sobre como criar um projeto Wicket no Eclipse e me senti na obrigação de compartilhar aqui com vocês, a mesma instrução que passei na palestra do RioJUG.

O Apache Wicket possui um archetype de QuickStart para o Maven, muito útil para iniciar um projeto. Este post não é um tutorial do Apache Maven, mas seguindo estes passos, você possuirá um projeto funcional em questão de segundos (dependendo da velocidade da sua Internet).

Acessando o site Apache Wicket - QuickStart, você verá um formulário para configurar o projeto. Preencha com algumas informações óbvias, como o pacote e o nome do projeto, em minúsculo, e selecione qual versão do Wicket você quer utilizar. Na caixa abaixo, aparecerá o comando para ser executado no seu terminal/console.

Isto irá criar uma estrutura padronizada de diretórios para um projeto Web do Maven. Após o término, execute o seguinte comando para verificar se o projeto está OK.

$ mvn jetty:run

Isto irá executar o Jetty (Servlet Container) Plugin e colocará no ar o projeto criado, no endereço http://localhost:8080/.

Agora, para ter o projeto configurado corretamente no Eclipse, basta também utilizar outro plugin para o Maven, chamado Eclipse Plugin. Execute o seguinte comando na pasta do projeto:

$ mvn eclipse:eclipse -DdownloadSources=true

Você deve configurar o Workspace do Eclipse para ter uma Classpath Variable apontando para o repositório do Maven. Também é possível acrescentar uma propriedade na hora de executar este plugin, para configurar o projeto como um Dynamic Web Project, do WTP. Para maiores informações, veja a documentação do Eclipse Plugin.

É isso. Eclipse e Apache Maven, é tudo o que você precisa para criar um projeto.

[]'s!

07 agosto 2008

Compare tamanhos de TVs


Está com aquela vontade nos dedos de clicar no mouse e comprar uma TV de última geração pela Internet, mas não sabe dizer se o tamanho da TV é o ideal para a sua estante?

Seus problemas acabaram. :-) Compare com a sua TV atual e veja as proporções.

O site Display Wars traz uma ótima ferramenta para comparar os diversos tamanhos e formatos de telas disponíveis no mercado.

Eu já sabia que uma LCD de 32" é maior que a minha TV antiga, atual, de 21". Mas não imaginava que a diferença fosse tanta. Também pude ver que uma de 42" é grande demais para colocar na sala.

E que você faça ótimas compras online!

Abraço!
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil