06 outubro 2009

A Opinião do Público no JustJava 09

Considerando que na sala ao lado da que eu estava, havia uma palestra hype-apelativa entitulada Design Patterns: padrões para toda a vida, até que muita gente compareceu na palestra do camelo. Se você que lê este post esteva lá, muito obrigado mesmo pela coragem! Fico muito feliz quando vejo que ainda tem gente que curte assunto novo, produtos diferentes e, porque não, fora dos padrões estipulados por organizações e empresas?

Em 2008, foram mais de 40 presentes na palestra sobre Apache Wicket. E este ano, numa sessão entitulada "Apache Camel: rotas para as suas mensagens", sem qualquer apelo ou nome de produto conhecido, 22 pessoas compareceram na sala. Se no próximo ano, ou num próximo evento, aparecerem 15 pessoas interessadas no Apache Hadoop, juro que ficarei surpreso!!

Tenho, nestes últimos 2 anos, procurado por ferramentas e tecnologias específicas, para problemas específicos, e que preferencialmente sejam independentes. Soluções financiadas pelo mercado, e não por uma única empresa. E é por esta razão, que tenho focado meu trabalho nos produtos da Apache Software Foundation. Sim, aquela do servidor HTTP. Já foram 3 palestras, 3 produtos estudados, e muitos outros que aguardam na fila:
Acredito que estes produtos possuem forte potencial tecnológico, que podem atender o mercado exigente de hoje, que demanda acima de tudo, qualidade.

ASF meets Mercado
A fundação Apache é financiada pelo mercado, em grande parte (ou... 98%) por empresas de TI, sem interesse comercial direto. O objetivo da fundação é oferecer um espaço para que produtos, ferramentas ou frameworks, totalmente Open Source e verdadeiramente livres possam ser mantidos.

Por trás de cada projeto, não há uma única empresa, mas sim um grupo de desenvolvedores. Estes sim, cada um à sua maneira, encontram uma forma de atuar no mercado com este ou aquele produto. E desta forma, cada desenvolvedor, cada contribuidor de um projeto Open Source, tem liberdade de vender o seu conhecimento e a sua experiência da forma que achar mais adequada. E sem a pressão de uma grande empresa por trás.

O que pretendo dizer com isso tudo, é que existem muitos outros produtos lá fora e que talvez esteja na hora de abandonar os clichês dos contos de fadas, como aquele onde o Chapéuzinho Vermelho caminha pela floresta em direção ao Oráculo, num dia de Sol, à vista do Gigante Azul do céu.

Feedback do JustJava 2009
O que me motivou a escrever este post, foi a visão que o público da minha recente palestra no JustJava. 79% dos presentes afirmaram que o conteúdo da palestra estava atual. Me pergunto qual foi o resultado da palestra sobre EJB3 neste quesito. Ou a de JSF. Até mesmo Agile já parece ser tema passado. Não que estes tópicos não sejam mais interessantes, mas é que... para um evento de tecnologia, me sinto no dever de mostrar o que ninguém jamais apresentou antes. Sinto que o público está cada vez mais interessado em novidades, e não em Technical Patterns.

E este feedback positivo me deixa contente, e inspirado para mais palestras. E espero retornar ao evento no próximo ano, com mais um produto da Apache.

PS: Se você conhece alguém, ou algum JUG que promoverá um evento sobre Java ou Open Source, por favor entre em contato.

[]'s
Bruno
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil