27 setembro 2007

Salvando arquivos no BD com JPA

Para aplicativos gigantescos, que armazenarão grande quantidade de arquivos, tenho uma opinião formada: guarde no banco apenas o local em disco do arquivo! Mas, para algumas pessoas, ou para projetos pequenos, a opção de guardar binário no banco parece ser um tanto quanto... interessante. É verdade dizer que facilita o back-up. Basta fazer um dump e pronto.

Para que uma entidade persista um arquivo binário no banco de dados, basta que a coluna seja mapeada com o tipo byte[] e a anotação @Lob, como no exemplo abaixo:

@Entity
public class Attachment {
@Id
@GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
private int id;

@Basic(nullable=false)
private String fileName;

@Lob
private byte[] content;
// getters and setters
}

O problema que encontrei nesta configuração básica, é que o tipo da coluna gerada pelo export do Hibernate, é BLOB. Este tipo está limitado a apenas 64K (65.536 bytes) no MySQL. Para aumentar este limite, foi preciso especificar um tipo DDL (específico por Banco de Dados). Que ficou assim:

@Lob
@Column(columnDefinition="MEDIUMBLOB")
private byte[] content;

Este tipo está limitado a 16 MBytes (16.777.216 bytes), o que no meu caso é mais do que o suficiente :)

[]'s!

22 setembro 2007

Pensamento Sarcástico do Dia

Sendo um bom fã do Chandler, do seriado Friends, e um devoto do sarcasmo sadio, começo aqui uma seção de pensamentos sarcásticos para uma vida feliz. :D

"Sempre se case na parte da manhã. Desta forma, se não der certo a relação, você não perdeu o dia inteiro."


E tem gente que ainda pensa em se casar tão longe da cidade-natal que precisa alugar um ônibus para levar a família toda (do noivo AND da noiva!) e ainda reservar hotel. :)

[]'s!!

13 setembro 2007

SuperTube: Broadcast Your Sales!


O conceito do portal nasceu da necessidade de um espaço que fortalecesse a relação entre comprador e vendedor. Nos sites de venda atuais, o procedimento é confuso e limitado, oferecendo poucas condições para que o vendedor possa apresentar seus produtos e, conseqüentemente, um número reduzido de informações disponíveis ao comprador.

No Super Tube, além de produzir o conteúdo de seus próprios comerciais, o vendedor se torna dono de uma loja online totalmente gratuita, seleciona outros vendedores para sua lista de interesses, tem a chance de segmentar a sua área de atuação e uma privacidade maior na hora de fechar seus negócios.

Isso tudo para simplificar a vida de quem precisa comprar ou vender.

SuperTube - A maior comunidade de negócios em vídeo da internet.

Foi-se o tempo do Mercado Livre!!
SuperTube suas vendas!! :D

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil