18 agosto 2008

Como criar um projeto Wicket


O Fábio comentou no meu post uma dúvida sobre como criar um projeto Wicket no Eclipse e me senti na obrigação de compartilhar aqui com vocês, a mesma instrução que passei na palestra do RioJUG.

O Apache Wicket possui um archetype de QuickStart para o Maven, muito útil para iniciar um projeto. Este post não é um tutorial do Apache Maven, mas seguindo estes passos, você possuirá um projeto funcional em questão de segundos (dependendo da velocidade da sua Internet).

Acessando o site Apache Wicket - QuickStart, você verá um formulário para configurar o projeto. Preencha com algumas informações óbvias, como o pacote e o nome do projeto, em minúsculo, e selecione qual versão do Wicket você quer utilizar. Na caixa abaixo, aparecerá o comando para ser executado no seu terminal/console.

Isto irá criar uma estrutura padronizada de diretórios para um projeto Web do Maven. Após o término, execute o seguinte comando para verificar se o projeto está OK.

$ mvn jetty:run

Isto irá executar o Jetty (Servlet Container) Plugin e colocará no ar o projeto criado, no endereço http://localhost:8080/.

Agora, para ter o projeto configurado corretamente no Eclipse, basta também utilizar outro plugin para o Maven, chamado Eclipse Plugin. Execute o seguinte comando na pasta do projeto:

$ mvn eclipse:eclipse -DdownloadSources=true

Você deve configurar o Workspace do Eclipse para ter uma Classpath Variable apontando para o repositório do Maven. Também é possível acrescentar uma propriedade na hora de executar este plugin, para configurar o projeto como um Dynamic Web Project, do WTP. Para maiores informações, veja a documentação do Eclipse Plugin.

É isso. Eclipse e Apache Maven, é tudo o que você precisa para criar um projeto.

[]'s!

2 comentários:

Alê disse...

Faltou um tutorial assim para quem não usa o maven..
[]'s

Qual consultoria e estado você trabalha?

Bruno Borges disse...

Oi Alexandre,

Mantenho uma empresa de consultoria em TI com um amigo em Florianópolis, mas hoje estou fixo no Rio de Janeiro. Caso queira entrar em contato, meu celular é (21) 7672-7099 e meu e-mail é bruno.borges(at)gmail.com

[]'s!
Bruno

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil