18 agosto 2008

Como criar um projeto Wicket


O Fábio comentou no meu post uma dúvida sobre como criar um projeto Wicket no Eclipse e me senti na obrigação de compartilhar aqui com vocês, a mesma instrução que passei na palestra do RioJUG.

O Apache Wicket possui um archetype de QuickStart para o Maven, muito útil para iniciar um projeto. Este post não é um tutorial do Apache Maven, mas seguindo estes passos, você possuirá um projeto funcional em questão de segundos (dependendo da velocidade da sua Internet).

Acessando o site Apache Wicket - QuickStart, você verá um formulário para configurar o projeto. Preencha com algumas informações óbvias, como o pacote e o nome do projeto, em minúsculo, e selecione qual versão do Wicket você quer utilizar. Na caixa abaixo, aparecerá o comando para ser executado no seu terminal/console.

Isto irá criar uma estrutura padronizada de diretórios para um projeto Web do Maven. Após o término, execute o seguinte comando para verificar se o projeto está OK.

$ mvn jetty:run

Isto irá executar o Jetty (Servlet Container) Plugin e colocará no ar o projeto criado, no endereço http://localhost:8080/.

Agora, para ter o projeto configurado corretamente no Eclipse, basta também utilizar outro plugin para o Maven, chamado Eclipse Plugin. Execute o seguinte comando na pasta do projeto:

$ mvn eclipse:eclipse -DdownloadSources=true

Você deve configurar o Workspace do Eclipse para ter uma Classpath Variable apontando para o repositório do Maven. Também é possível acrescentar uma propriedade na hora de executar este plugin, para configurar o projeto como um Dynamic Web Project, do WTP. Para maiores informações, veja a documentação do Eclipse Plugin.

É isso. Eclipse e Apache Maven, é tudo o que você precisa para criar um projeto.

[]'s!
Postar um comentário
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil