01 dezembro 2008

GMail bloqueado, saiba como burlar

Então sua empresa bloqueou o acesso ao GMail? Chato né? Aqueles zilhões de e-mails para ver, listas de discussão para acompanhar, a interface do GMail para brincar, os atalhos para treinar, e a empresa onde você trabalha simplesmente decidiu bloquear o acesso, por diversos motivos.

Existem várias formas para bloquear o acesso ao GMail. A mais simples, é o acesso pelo endereço mail.google.com. Este é o endereço oficial, e único meio de acessar a interface completa do GMail. Se o administrador de rede da empresa for esperto, ele também bloqueou o acesso via HTTPS. Ponto para ele!

Alguns administradores até sabem da existência de um gadget oficial do GMail para o iGoogle. Este gadget fornece uma interface simplória, que permite a leitura dos e-mails. Porém, existe outra versão deste gadget muito mais bacana, que permite inclusive visualizar conversas completas, escrever, encaminhar e responder e-mails, arquivar e marcar como lidos/não-lidos, e paginar Todos os E-mails (All Mails). Esta versão só está disponível para quem usa o iGoogle em Inglês no Sandbox. Para acessar esta versão, primeiro acesse esta página e mude o idioma e a localidade para Inglês / Estados Unindos. Salve. Depois, acesse esta página e preencha o formulário. Se o gadget do GMail não estiver já na sua tela, adicione ele por aqui. Pronto! Agora é só colocar o gadget em versão "full screen", clicando na ícone de maximizar e você terá uma versão bem mais completa e funcional do GMail, pelo iGoogle.

Mas... você subestimou seu administrador de redes. Ele é muito mais esperto do que imaginávamos. Ele viu que você acessou uma URL que possui no endereço a palavra "gmail". Não entendeu? O gadget é carregado num iframe e a URL é http://www.google.com/ig/gmailmax?hl=en&mid=101. Reparou na palavra "gmailmax" ? Seu administrador não é otário!! :P

Agora, uma coisa bacana é que nenhum administrador de redes bloqueará o acesso à página do Google, certo? Claro que não. Como que as pessoas trabalhariam?! Então ele permite que você acesse o endereço www.google.com. Somente URLs que possuem a palavra "gmail", ele vai bloquear. HHmmm... Você sabia que o protocolo HTTPS encripta toooooda a URL (path, parâmetros e o escambal...) ?! Opa!! Uma brecha... Duvido que seu administrador saiba disso. Então que tal acessar o iGoogle via HTTPS? Tenta lá, depois volta aqui.

...

Maravilha, não?!!!? Acesso ao GMail! E inclusive, sem que o administrador de redes saiba. Pois todo o tráfego (e também a URL www.google.com/ig/gmailmax) é encriptado entre o seu browser e o Google. Nem com reza braba ele tem como descobrir que você acessa o GMail, a não ser monitorando seu teclado/desktop, ou em pé atrás de você.

Ah, mas o iGoogle tem um bug que ainda não resolveram... O envio de e-mails não funciona via HTTPS. Uma pena não poder enviar e-mails para seus amigos, não é mesmo? Hhhmm... nem tanto. Lembra que seu administrador permite que você acesse o endereço https://www.google.com? Então!! O céu (via https) é o limite! Já experimentou criar um Notebook e compartilhar com um amigo seu para fazer um Google Talk arcaico (sim, chat!)? Ou então escrever um e-mail para alguém se aproveitando da função "Enviar por e-mail" do Google Reader?

Viu só? Seu administrador de redes (e a política da sua empresa) possuem um sério problema para resolver: bloquear TODO O ACESSO ao Google? Acho difícil... ;-)

Aproveitem, enquanto tudo isso funciona... Comentários? Agradecimentos? De nada... =)

[]'s
Bruno
Postar um comentário
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil