01 dezembro 2008

GMail bloqueado, saiba como burlar

Então sua empresa bloqueou o acesso ao GMail? Chato né? Aqueles zilhões de e-mails para ver, listas de discussão para acompanhar, a interface do GMail para brincar, os atalhos para treinar, e a empresa onde você trabalha simplesmente decidiu bloquear o acesso, por diversos motivos.

Existem várias formas para bloquear o acesso ao GMail. A mais simples, é o acesso pelo endereço mail.google.com. Este é o endereço oficial, e único meio de acessar a interface completa do GMail. Se o administrador de rede da empresa for esperto, ele também bloqueou o acesso via HTTPS. Ponto para ele!

Alguns administradores até sabem da existência de um gadget oficial do GMail para o iGoogle. Este gadget fornece uma interface simplória, que permite a leitura dos e-mails. Porém, existe outra versão deste gadget muito mais bacana, que permite inclusive visualizar conversas completas, escrever, encaminhar e responder e-mails, arquivar e marcar como lidos/não-lidos, e paginar Todos os E-mails (All Mails). Esta versão só está disponível para quem usa o iGoogle em Inglês no Sandbox. Para acessar esta versão, primeiro acesse esta página e mude o idioma e a localidade para Inglês / Estados Unindos. Salve. Depois, acesse esta página e preencha o formulário. Se o gadget do GMail não estiver já na sua tela, adicione ele por aqui. Pronto! Agora é só colocar o gadget em versão "full screen", clicando na ícone de maximizar e você terá uma versão bem mais completa e funcional do GMail, pelo iGoogle.

Mas... você subestimou seu administrador de redes. Ele é muito mais esperto do que imaginávamos. Ele viu que você acessou uma URL que possui no endereço a palavra "gmail". Não entendeu? O gadget é carregado num iframe e a URL é http://www.google.com/ig/gmailmax?hl=en&mid=101. Reparou na palavra "gmailmax" ? Seu administrador não é otário!! :P

Agora, uma coisa bacana é que nenhum administrador de redes bloqueará o acesso à página do Google, certo? Claro que não. Como que as pessoas trabalhariam?! Então ele permite que você acesse o endereço www.google.com. Somente URLs que possuem a palavra "gmail", ele vai bloquear. HHmmm... Você sabia que o protocolo HTTPS encripta toooooda a URL (path, parâmetros e o escambal...) ?! Opa!! Uma brecha... Duvido que seu administrador saiba disso. Então que tal acessar o iGoogle via HTTPS? Tenta lá, depois volta aqui.

...

Maravilha, não?!!!? Acesso ao GMail! E inclusive, sem que o administrador de redes saiba. Pois todo o tráfego (e também a URL www.google.com/ig/gmailmax) é encriptado entre o seu browser e o Google. Nem com reza braba ele tem como descobrir que você acessa o GMail, a não ser monitorando seu teclado/desktop, ou em pé atrás de você.

Ah, mas o iGoogle tem um bug que ainda não resolveram... O envio de e-mails não funciona via HTTPS. Uma pena não poder enviar e-mails para seus amigos, não é mesmo? Hhhmm... nem tanto. Lembra que seu administrador permite que você acesse o endereço https://www.google.com? Então!! O céu (via https) é o limite! Já experimentou criar um Notebook e compartilhar com um amigo seu para fazer um Google Talk arcaico (sim, chat!)? Ou então escrever um e-mail para alguém se aproveitando da função "Enviar por e-mail" do Google Reader?

Viu só? Seu administrador de redes (e a política da sua empresa) possuem um sério problema para resolver: bloquear TODO O ACESSO ao Google? Acho difícil... ;-)

Aproveitem, enquanto tudo isso funciona... Comentários? Agradecimentos? De nada... =)

[]'s
Bruno

24 comentários:

Helder disse...

Lembra quando a gente trabalhava na EDS? O nosso acesso à internet era bloqueado "altogether", daí não tem jeito mesmo. Eu só consegui acesso à internet lá quando me colocaram sozinho na programação de um projeto. Daí como eu estava sozinho, precisava de recursos de consulta, mas mesmo assim foi chorado e limitado, além de eternamente vigiado. Hoje por sorte trabalho numa empresa onde nada é efetivamente bloqueado, inclusive se eu quiser acessar pornografia a partir do meu computador de trabalho, nada "tecnológico" irá me impedir. O que nos mantém na linha é um e-mail enviado pelo dono da empresa dizendo algo como "se vocês abusarem do acesso à internet, vai se criar uma situação chata" e até onde sei é o suficiente pra manter 99% das pessoas na linha, por incrível que pareça. Inclusive recentemente eles proibiram o acesso ao Youtube porque o link estava meio capenga e o acesso ficava ruim pra quem estava efetivamente usando a internet para trabalhar. Entretanto, se você abrisse um browser e colocasse http://www.youtube.com, surpresa! Ele abriria!

Abraço

Daniel Gazineu disse...

Ae malandrão! Só esqueceu que provavelmente quem vai ter interesse em ler teu blog tem urls com a string "gmail" bloqueadas. E o título desse post tem essa palavra, portanto, fica inacessível pra quem realmente precisa! :P
Abração

paulojeronimo disse...

Miojo, muito boa a dica... Eu, sempre achei que a estratégia de bloquear o acesso a serviços como o Gmail ou Instant Messanging é errada pois há várias formas de burlar os bloqueios e muitas vezes, um colaborador insatisfeito com a política da empresa pode perder mais tempo tentando furar a segurança do que trabalhando com o auxílio destas ferramentas. Atualmente, a empresa que estou trabalhando adota uma política como esta, bloqueando o Gmail e IM. Eu já sabia destas tuas dicas, mas teu post veio bem a calhar pra passar pros meus colegas! Grande abraço...

PJ

Suane disse...

Nossa, que achado esta matéria!!!

Hoje virou o link aqui da empresa e perdemos o acesso a qualquer tipo de e-mail pessoal, inclusive o gmail.

mas graças as suas dicas, já estou podendo ver tudinho novamente.. ha ha ha..

Vlw, muito obrigado.

Abçs

Unknown disse...

Muito bom esse post!
Porém o problema que eu encontrei foi para baixar anexos. E também não há a possibilidade de encaminhar o email para outra conta com os anexos!

Você sabe algum jeito de burlar isto?

abraços

Unknown disse...

Até parece q nao da pra fechar as portas:host https q o google usa para entrar no gmail :D

ipfw precisa de 3 linhas para acabar de vez com a festa :D:D

abração :D

Anônimo disse...

Vc é um gênio, até q enfim uma solução que deu certo!
Obrigada!!! ;-)
bjs

Gustavo S. Tanno disse...

Vlw, muito simples e prático. Obrigado!

Deborah disse...

Ai que ódio, nada disso funcionou aqui...continuarei sem meu querido gmail...aparece a página tooooda, inclusive os contatos, aí no lugar aonde deveria estar aparecendo a mensagem fica bloqueado...¬¬""""""""""""""""""

Mas mesmo assim, muito obrigada pela ajuda!!

Unknown disse...

valeu pela dica ate q deu para entrar no email do gmail, so q administrador bloqueou visualizar e fazer o download em rusumo so da pra ver q enviou mas o conteudo fica bloqueado

Unknown disse...

valeu rapaz. Pra mim funcionou a solucao do HTTPS


voce eh o cara!

Anônimo disse...

Caraca bixo.,.,., vc resolveu metade dos meus problemas camarada.,., vlw pela dica.,.,.,.,..,.,

Adriana Höher Dorneles disse...

Pois é... Mas aqui na dell até o https é bloqueado. Não ha outra maneira?? Obrigada

Quel disse...

Muito bom! Agora eu queria acessar o email no hotmail.
Sabe como ?!?!
beijos

. Nast . disse...

Oii Bruno,

Se mesmo dps de todas as suas dicas eu ainda não tenha conseguido uma forma de acessar o gmail, chat.... seja por meio do https ou do igoogle add o gadget... pq meu administrador aqui da rede é mto mais esperto que todos ou deve ter lido seu blog!
Mas, caso haja outra formar de burlar... favor informar, isso mto me interessa!!!

Nast

Anônimo disse...

setmefree.blabs.com.br

Unknown disse...

Bruno, estava funcionando. Porém, o gadget do gmail fica em branco. o que pode estar acontencendo?

Jaque disse...

Acho que o administrador aqui do trabalho leu seu post.
Nada funcionou aqui.
Acessava pelo google ou https, mas agora, embora até abra a tela inicial do gmail, depois que coloco login e senha, ele fica redirecionando pra sempre e nao abre a pagina inicial do gmail.
Desafio!

Unknown disse...

Mesmo com tods estes acessos que vc informa eu não consigo acessae meu gmail, o q posso fazer?

Unknown disse...

Há há há, acho que o programador do meu trampo sabe de todas essas dicas, nem msmo acessando o igoogle pelo http consigo ver meu gmail, no gadget fica uma mensagem de erro dizendo que meu gmail foi bloqueado =P

D'Eus disse...

Idem anterior...

sem sucesso..

Bruno G

Raquel Menezes disse...

Aí galerinha, descobri que pelo meu blog é possível entrar no Msn, Gtalk e outros, em locais bloqueados, quem quiser é só entrar em quequelmenezes.blogspot.com e ir na página MsN, veja o Ebuddy lá e pronto!No meu trabalho q é td bloqueado, nem msm o Igoogle deu certo, mais pelo blog deu, e o sistema de lá é forte...
Bjaum, espero ter ajudado, hehehehehe :D

Guilherme Lourenço disse...

O administrador de rede da minha empresa bloqueou o acesso ao https://www.google.com.br/ig

OMG!

Guilherme Lourenço disse...

quando eu boto o httpS://www.google.com/ig ele volta para o http

:(

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil