23 março 2010

ApacheCon NA 2010: Como ir?

Na semana passada escrevi aqui sobre a Apache Software Foundation, uma entidade que poucos conhecem mas muitos já ouviram falar. É graças à ASF que o Apache HTTPD, e muitos outros projetos sobrevivem (wicket, camel, servicemix, activemq, tomcat, ant, maven, struts, geronimo, commons, httpclient, etc, etc, etc.)

Foi também graças à ASF que em 2008 e em 2009, tive condições de participar da ApacheCon, a mais importante conferência da ASF. Graças à ASF porque somente com o apoio (financeiro) deles, tive condições de viajar, além também da isenção da inscrição do evento que, para mortais como nós, não é barato.

O processo para conseguir esta assistência, ocorre através da Apache Travel Assistance Committee, ou Apache TAC. Este comitê existe para ajudar àqueles que gostariam de participar da Apache Conference, mas que encontram dificuldades financeiras. O TAC pode auxiliar na compra de passagens, hospedagem, transporte, alimentação e inscrição do evento.

Este ano eu não poderei ir devido a uma norma do TAC de não dar assistência ao mesmo indivíduo por três anos seguidos. Já que não posso, compartilho com vocês minha experiência para que outra pessoa possa ter esta incrível oportunidade.

Você deverá preencher um formulário, descrever seu envolvimento com a ASF, e de preferência suas contribuições a projetos Open Source. Também deverá declarar que tipo de assistência você precisa (se é somente passagem aérea, ou se precisa de hospedagem também).

Para facilitar a escolha do TAC em patrocinar a sua ida, evite pedir auxílio com hospedagem, e tente meios como o CouchSurfing.org, ou ainda ficar em albergues. Lembre-se: quanto menos você precisar, mais chances terá de receber auxílio do principal: passagem aérea. O resto você se vira. Alimentação também não é necessário já que no evento você terá isso durante todo o dia. Inclusive free beer!!

Então, se você quer ir à ApacheCon este ano em Atlanta, já sabe o que fazer. Boa sorte! E que você volte de lá com mais interesse pela ASF do que eu já tenho... :-)

Nenhum comentário:

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil