12 novembro 2010

Errar, corrigir, committar - Sobre o JavaOne Brasil

Um programador quando encontra um erro, automaticamente, como que por instinto, sente vontade de corrigí-lo e mandar para o repositório, para ter segundos após, a sensação de um trabalho bem feito. Um orgulho de sí próprio. Às vezes, queremos fazer a mesma coisa na vida real. Com os erros do dia-a-dia, com os erros que envolvem pessoas.

Aproximadamente 3 semanas atrás, me empolguei com uma mensagem da Yara Senger, e submeti para o comitê do JavaOne Brasil, 3 palestras relacionadas à Apache Software Foundation. Soube ao mesmo tempo do The Developers Conference 2010, em Florianópolis, onde meu amigo Rodrigo Cândido, participara da organização. Não hesitei e sugeri à Wdev, cuja empresa agora faço parte, que levasse ainda mais conteúdo para este grande evento. Levamos palestras interessantes. Uma sobre Desenvolvimento para iPad, do Felipe Cypriano, e outra sobre Integração Contínua, do Marcelo Behera. Além das minhas duas palestras sobre projetos Apache (Wicket e Camel); as mesmas que havia submetido para o JavaOne Brasil.


No dia 3 de Novembro, recebi um e-mail do Sharat Chander agradecendo minhas submissões, mas que infelizmente o conteúdo não foi aprovado para o JOBra. Sem razões, sem explicações. E também disse que não é comum enviarem notificações desse tipo. Geralmente o pessoal fica no vácuo.


Ao mesmo tempo, no meio de todos estes eventos, a Oracle com seu processo contra o Google, blogs começam a dizer que a Apache copiou código para dentro do projeto Harmony. Ela esclareceu, mas não encerrou o assunto. De fato, iniciou uma guerra contra a Oracle, em defesa do Software Livre.

Por fim, no dia 8 de Novembro saiu a programação do JavaOne Brasil. Anunciada pela Fabiane Nardon. E obviamente fui conferir a grade, atrás de palestras interessantes e palestrantes a serem prestigiados. Entretanto ao ler o conteúdo, me decepcionei. Por 3 fatores:

  • (tweet, tweet, tweet) Falta de conteúdo relacionado à Apache Software Foundation
  • Conteúdos repetidos (alguns assuntos, com mais de 2 palestras)
  • (tweet, tweet) Metade dos analistas de conteúdo vão palestrar
O que mais me chateou mesmo, foi o primeiro item, e em seguinda o segundo. Com assuntos sendo apresentados mais de uma vez, não seria o caso de pensar melhor na escolha das palestras, e evitar repetição, abrindo espaço para expôr outros projetos? Considerando a Apache com principal fornecedora de projetos Open Source para a plataforma Java?

Claro que fiquei chateado por não ter sido aprovado a participar do JavaOne. Mas frente ao o que está acontecendo, constatei que, não apenas minhas palestras, mas toda e qualquer outra associada à Apache que tenha sido submetida, foi rejeitada, ao que parece, propositalmente. E isso é o que me deixou realmente chateado. E por favor alguém me corrija se eu estiver errado. Seria muito bom saber os reais motivos.

Não reconhecer a Apache, e não incentivar a comunidade brasileira a participar da ASF é ir contra o Software Livre. A falta de palestrantes e palestras entusiasmados com projetos da Apache no evento, ao que parece, é reflexo dos desejos da Oracle.

Pedido de desculpas aos palestrantes
Com toda a minha chateação, e sem refletir bem a respeito, acusei amigos injustamente. É fato que metade dos analistas de conteúdo vão palestrar. Mas como muitos outros eventos, isso é normal. Eu mesmo, por causa da minha amizade com algumas pessoas, obtive espaço no TDC2010. Não bastasse uma palestra, levei duas. E ainda abri espaço para dois outros profissionais.

Acusei amigos injustamente por algo que eu mesmo havia feito alguns dias antes.

Alguns dos analistas são amigos, outros são conhecidos. E muitos outros que irão palestrar, também são meus amigos, de empresas que trabalhei anteriormente. 

Que fique claro: todos os palestrantes selecionados merecem estar lá. Tenho certeza que a escolha foi difícil, e com critérios como +assunto, +técnica, +histórico e +mérito, os melhores palestrantes foram selecionados. Jamais disse algo contrário. 

Por fim, peço desculpas ao Bruno, com quem aprendi muito. À Yara que me incentivou muito para submeter conteúdo ao JavaOne e me deu total apoio no TDC2010. Ao Vinicius (que ironicamente retweetou meu desabafo), Paulo, Guilherme, Bruno Ghisi, Fabiane e Fabio Velloso.

Vocês são excelentes palestrantes e há muito tempo contribuem com a comunidade. Com certeza, estão no evento por mérito.

Um excelente JavaOne Brasil a todos.

Um alô para o Liaw Mike e principalmente ao Michael Nascimento, que me ajudou a enxergar o bug. :-)

Um comentário:

Bruno Souza disse...

Ola Bruno,

Obrigado pelos comentarios, e nem acho que um pedido de desculpas era necessario: acho muito dificil agradar todo mundo, e devido ao grande numero de palestras submetidas, ja tinhamos certeza de que varios desagrados aconteceriam. Eh valido voce reclamar: podemos sempre fazer melhor.

Mas, ainda assim, valem algumas informacoes:

- Primeiro, acho que temos que parabenizar a Oracle por ter confiado e convidado varios membros ativos da comunidade Java brasileira para escolher as palestras. Fora o conteudo das palestras da propria Oracle, eles tiveram pouquissima influencia: as palestras foram escolhidas por nos, do comite, e a Oracle nao interferiu: basicamente fez um papel de organizacao.

- A falta de conteudo Apache eh uma pena mesmo... mas nao eh perseguicao! A menos que eu tenha perdido alguma, houveram 7 palestras de conteudo direto "Apache" nas submissoes. Uma falava sobre a propria Apache, que nao era exatamente o foco do evento. Uma palestra sobre Geronimo, que eh um topico importante, mas o abstract era fraco infelizmente. As outras 5 eram sobre Wicket. Ou seja, faltou submissoes de conteudo Apache diversificado. Nao tinha nada sobre Hadoop por exemplo, e mesmo eu acabei nao submetendo uma sobre OFBiz (estava ajudando outras pessoas a submeter e esqueci...)

Quanto ao fato de 50% dos avaliadores terem palestras aprovadas... bem... os avaliadores eram alguns dos palestrantes mais conhecidos do pais, o fato de nao termos 100% deles dando palestra mostra na verdade a transparencia do processo! E olha que, pelo menos no meu caso, eu sou co-palestrante (junto com a Fabiane, outra avaliadora), nem tive uma palestra individual aprovada! E, um dos avaliadores, o Fabio, teve tres palestras super bem votadas, e abriu mao de duas delas, para abrir espaco para outras pessoas. Ou seja, de novo, nao foi nenhum favoritismo.

Se faltou algo, ou se foi dado muito espaco para algum assunto, nos, a equipe de avaliadores independentes, somos responsaveis sim. Mas eh muito mais merito das pessoas que submeteram palestras bem pensadas, com titulos interessantes, e abstracts cuidadosos. Poderimaos ter colocado o dobro de palestras no evento, e ainda sobrariam muitas palestras de qualidade que nao teriam espaco!

Parabens a todos que submeteram: aprovados ou nao, gracas ao seu esforco, a Comunidade Java Brasileira eh a grande vencedora nessa discussao!

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil