24 setembro 2011

Equilíbrio Financeiro e o Princípio 80/20

Esta é uma tradução livre do artigo "Financial Balance and the 80/20 Rule" que nos faz pensar e refletir a respeito de quanto gastamos, em termos financeiros e de tempo, com coisas desnecessárias no nosso dia-a-dia.

Uma das coisas mais fascinantes que descobri foi a regra do 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto. Ela significa que 80% dos efeitos vem de 20% das causas.

Talvez seja mais fácil explicar este princípio dando exemplos de como ele aparece na minha vida, dia após dia, e como posso usar meu entendimento sobre ele a meu favor.

80% da conta do supermercado vem de 20% dos itens comprados. Seu eu pegar uma conta típica e olhar apenas para os itens mais caros, estes terão o custo de 80% do valor total da compra.

Ou seja, se eu quiser economizar dinheiro no supermercado, eu devo controlar estes itens. Este produto caro é realmente necessário na minha lista?

Você não economiza dinheiro reduzindo itens que custam menos de R$ 1,00. Você economiza dinheiro deixando de comprar (ou substituindo por um equivalente mais abrato) os itens acima de R$ 10,00.

Uso somente 20% das roupas que tenho para me vestir em 80% do tempo. Eu geralmente rotaciono por 5 calças/bermudas e mais ou menos 8 camisetas, enquanto alguma peça não ficar totalmente desgastada. Se eu observar meu guarda-roupas, possuo muito mais roupas que isso.

Então por que comprar? Por que possuir mais? 8 camisetas e 5 calças/bermudas me dão 40 combinações de vestimentas - e mais se eu combinar duas camisetas num estilo "dupla-camada".

Ou seja, eu não compro roupa a não ser que estejam em liquidação. Se de qualquer forma eu pegar uma nova peça de roupa, esta irá aguardar para entrar na lista de roupas mais usadas até o dia que uma outra peça for jogada fora.

80% do meu tempo em casa é gasto em somente 20% do espaço. Pense a respeito. Quanto tempo você gasta na sua cama? Quanto tempo você gasta na sua poltrona ou cadeira favorita? Para a maioria de nós, estes lugares gastam a maior parte do nosso tempo.

Eu gasto a maior parte do meu tempo em casa sentado no escritório, dormindo na minha cama, ou no sofá da sala. Gasto pouquíssimo tempo nos outros cantos da casa.

A única razão para ter uma casa maior é para ter mais espaço para guardar coisas.

80% do meu lazer vem de 20% da minha coleção. Eu costumo reler meus livros favoritos, ouvir novamente minhas músicas prediletas, ou assistir outra vez aos meus filmes e séries de TV favoritos.

Ter percebido isso me fez buscar formas gratuitas ou mais baratas de me expôr a novas mídias. Prefiro ir à biblioteca, assistir a vídeos online ou a ler capítulos grátis de livros digitais nos quais estou interessado.

Desta forma, não estou gastando dinheiro em algo que não está se conectando profundamente a mim.

Colocando de outra forma, a realidade do meu comportamento me leva à frugalidade. Eu só preciso sentar, olhar para o que estou fazendo, e tomar decisões financeiras de acordo.

Nenhum comentário:

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil