19 janeiro 2010

Mafia dos Boletos: registrohost.com e registrar.br.com

Nos últimos dois meses, milhares de brasileiros têm recebido boletos da empresa Registrar.br.com. Esta empresa picareta envia boletos a donos de domínios .com.br, na tentativa de induzir as pessoas ao erro.

Esses boletos, sendo muito parecidos com os do Registro.br, fazem as pessoas pensarem que se trata da cobrança anual do seu domínio. Com medo de perder o domínio, as pessoas pagam o boleto.

Ou, em outras palavras, são roubadas.

Leia o post chamado Registrar.br.com – Golpe do boleto, onde é explicado este golpe com grande riqueza de detalhes. Quem não leu, vale a pena conferir.

Leia mais em: http://gustavo.cardial.com.br/registrohost-com-dissecando-mafia-boletos/

08 dezembro 2009

Oi Velox invade privacidade do usuario

A Oi é muito conhecida pelo seu péssimo atendimento ao cliente, pelos seus planos estranhos e órfãos (você vê o plano na TV, na Internet ou no Jornal, mas ao ligar para contratar, ele não existe) ou pelas rebeldias no mercado (Desbloqueio Total). Tirando este último que sem dúvida foi uma mudança radical na telefonia móvel no Brasil, da Oi nada se salva.

O 3G não funciona; o Oi Fixo é vendido casado com o Velox - proibido por lei mas ignorado pelos tribunais e pela Anatel; o atendimento ao 0800 chega a machucar o cérebro e a propaganda enganosa segue o molde da política brasileira. Uma empresa como a Oi, encontrou no Brasil o melhor mercado para ganhar dinheiro sem investimento.

Fato este comprovado pela incapacidade de a Oi oferecer legitimamente os planos do Oi Velox. Seja de 1, 4 ou 8 Mbps, as velocidades atingidas estão longe de serem as ideias para o preço cobrado e para o plano prometido. E agora, lançam os planos de 14 e de 20 Mbps. Para conseguir oferecer estes planos, a Oi encontrou, no Traffic Shaping, a solução ideal para novos clientes, maior faturamento e zero de investimento.

Os dados coletados pela empresa Ellacoya mostram que 46% de todo o tráfego na Internet hoje é gerado por conteúdo HTTP, principalmente por causa do streaming de serviços de audio e video como YouTube, Vimeo, Last.FM e outros. (fonte).



A consequência disso foi péssima para os clientes dos provedores brasileiros, que querem aumentar seu faturamento, sem investir em infra-estrutura. A solução pareceu óbvia: controlar o consumo de conteúdo pesado (video). Para isso, a infra-estrutura atual dos grandes provedores é suficiente: uma regra no roteador e o problema está resolvido. O problema do provedor, em conseguir entregar banda para uma parcela dos clientes: os novos clientes.

Clientes antigos sofrem com o controle de banda. A regra tem sido aplicada a usuários antigos, usuários com uso diário da banda, e usuários com perfis pesados (video streaming, audio, downloads). Isto para garantir que os novos clientes não abandonem o serviço, e ainda invistam nos planos mais caros.

A Oi desta forma está invadindo a privacidade destes usuários. Ao analisar o conteúdo dos arquivos sendo trafegados para poder impôr limite, a empresa quebra o termo de privacidade que protege o cliente e seus dados trafegados. Invasão de privacidade é crime. Estes clientes estão tendo seus dados monitorados para que o sistema da Oi possa controlar a velocidade, e desta forma resguardar outros clientes. A Oi está privilegiando novos contratos.

Novamente: para que a Oi possa controlar a velocidade de certos tipos de arquivos, é preciso analisar estes arquivos e identificar o seu conteúdo. Se você é cliente Velox, a Oi está invadindo a sua privacidade quando você obtém um arquivo de vídeo e a taxa de transferência fica notavelmente abaixo do plano contratado, mesmo vindo de um servidor potente (como YouTube).

Repare no vídeo abaixo:



Tome uma atitude agora: chame um técnico da Oi, mostre a ele que a Oi limita a velocidade da sua conexão para certos tipos de arquivos, e exija um laudo técnico a respeito.

[]'s
Bruno

06 outubro 2009

A Opinião do Público no JustJava 09

Considerando que na sala ao lado da que eu estava, havia uma palestra hype-apelativa entitulada Design Patterns: padrões para toda a vida, até que muita gente compareceu na palestra do camelo. Se você que lê este post esteva lá, muito obrigado mesmo pela coragem! Fico muito feliz quando vejo que ainda tem gente que curte assunto novo, produtos diferentes e, porque não, fora dos padrões estipulados por organizações e empresas?

Em 2008, foram mais de 40 presentes na palestra sobre Apache Wicket. E este ano, numa sessão entitulada "Apache Camel: rotas para as suas mensagens", sem qualquer apelo ou nome de produto conhecido, 22 pessoas compareceram na sala. Se no próximo ano, ou num próximo evento, aparecerem 15 pessoas interessadas no Apache Hadoop, juro que ficarei surpreso!!

Tenho, nestes últimos 2 anos, procurado por ferramentas e tecnologias específicas, para problemas específicos, e que preferencialmente sejam independentes. Soluções financiadas pelo mercado, e não por uma única empresa. E é por esta razão, que tenho focado meu trabalho nos produtos da Apache Software Foundation. Sim, aquela do servidor HTTP. Já foram 3 palestras, 3 produtos estudados, e muitos outros que aguardam na fila:
Acredito que estes produtos possuem forte potencial tecnológico, que podem atender o mercado exigente de hoje, que demanda acima de tudo, qualidade.

ASF meets Mercado
A fundação Apache é financiada pelo mercado, em grande parte (ou... 98%) por empresas de TI, sem interesse comercial direto. O objetivo da fundação é oferecer um espaço para que produtos, ferramentas ou frameworks, totalmente Open Source e verdadeiramente livres possam ser mantidos.

Por trás de cada projeto, não há uma única empresa, mas sim um grupo de desenvolvedores. Estes sim, cada um à sua maneira, encontram uma forma de atuar no mercado com este ou aquele produto. E desta forma, cada desenvolvedor, cada contribuidor de um projeto Open Source, tem liberdade de vender o seu conhecimento e a sua experiência da forma que achar mais adequada. E sem a pressão de uma grande empresa por trás.

O que pretendo dizer com isso tudo, é que existem muitos outros produtos lá fora e que talvez esteja na hora de abandonar os clichês dos contos de fadas, como aquele onde o Chapéuzinho Vermelho caminha pela floresta em direção ao Oráculo, num dia de Sol, à vista do Gigante Azul do céu.

Feedback do JustJava 2009
O que me motivou a escrever este post, foi a visão que o público da minha recente palestra no JustJava. 79% dos presentes afirmaram que o conteúdo da palestra estava atual. Me pergunto qual foi o resultado da palestra sobre EJB3 neste quesito. Ou a de JSF. Até mesmo Agile já parece ser tema passado. Não que estes tópicos não sejam mais interessantes, mas é que... para um evento de tecnologia, me sinto no dever de mostrar o que ninguém jamais apresentou antes. Sinto que o público está cada vez mais interessado em novidades, e não em Technical Patterns.

E este feedback positivo me deixa contente, e inspirado para mais palestras. E espero retornar ao evento no próximo ano, com mais um produto da Apache.

PS: Se você conhece alguém, ou algum JUG que promoverá um evento sobre Java ou Open Source, por favor entre em contato.

[]'s
Bruno

30 setembro 2009

Boteco São Bento - O Pior do Mundo

Adoro polêmica. Fato. E para alimentar ainda mais este meu ... perfil ... segue minha contribuição para o que aconteceu com o blog Resenha em 6, onde a liberdade de expressão foi ameaçada.
O bar Boteco São Bento foi criticado pelo blog, e os donos não gostaram nada disso. Ao invés de melhorarem o serviço, os preços, e a comida, preferiram ameaçar judicialmente o dono do blog caso ele não removesse o post. Coitado. Esqueceu que vivemos num mundo onde, qualquer palavra cuspida na Internet está automaticamente arquivada. :-)

Segue o post:

Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o
pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem
graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma
dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos
vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda
ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha
simpatia no atendimento.
  • Fui no da Vila Madalena. Dizem que o do Itaim é ainda pior.
  • Para dicas de botecos que valem a pena, leia outras resenhas aqui
  • Siga o Resenha pelo Twitter antes que eu bote outro link na mesa.


Resenhado por
Raphael Quatrocci

Quando que os caras vão aprender que, pior que um blog postando uma crítica, é toda uma rede de blogueiros fazendo o mesmo, a favor da liberdade de expressão? :-)

Vão ter que processar toda a Internet, e depois Google e uma penca de sites de arquivamento... Claro... Vai tentando...

22 setembro 2009

Marmelada no CQC


Pessoal do CQC deve estar tão preocupado com a polêmica por trás do quadro "8º Integrante", que não vão nem conseguir dormir até a próxima Segunda-feira.

Aham... Claro! Todo o movimento que está acontecendo na Internet é até bom para o programa, que com isso ganha atenção e audiência, pois TODOS vão querer assistir ao próximo programa para saber o que será dito - e se será dito - a respeito da repercussão da eliminação do Paulão do Velhas Virgens.

Eu particularmente fui contra à decisão, e considerei mesmo que o Paulão foi melhor. Assisti o vídeo e não discordo da reação do público. Se a intenção do programa era escolher uma mulher, poderiam ter simplesmente feito uma competição somente com concorrentes femininos. Poderiam até utilizar isso na chamada do programa, algo como "Nós do CQC não queremos enganar você. Nada de hipocrisia nem falsidade! Queremos uma gostosa inteligente trabalhando conosco, alguém capaz de fazer você rir e babar ao mesmo tempo!" Pronto. Um quadro honesto, uma chamada sagaz e um boom positivo na Internet no começo do programa - não no final.

Não deixo de contribuir para o movimento, é claro. Afinal, também posso zuar... :-)

Enquanto isso, o pessoal continua a comentar a respeito, lá no Twitter.
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

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Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
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