14 novembro 2013

O futuro do WebLogic 12c

Antes de falar do WebLogic 12c, uma informação importante é que prorrogamos o suporte do WebLogic 11g (versão 10.3.6) até 2018, e o suporte estendido até 2021. Isto dará maior tranquilidade aos clientes a planejarem suas migrações, reduzindo assim riscos e custos, principalmente aos clientes de Fusion Apps e SOA Suite/BPM. 

A versão atual do WebLogic 12c é a 12.1.2, lançada este ano em Junho, juntamente com todo o Cloud Application Foundation 12c (Coherence, Oracle HTTP Server, Tuxedo, etc). A versão anterior 12.1.1 já era certificada em Java EE 6, e agora esta nova versão traz uma série de recursos e funcionalidades para integrar suas aplicações com o banco de dados Oracle 12c, facilitar o operacional através de Dynamic Clustering e Elastic JMS, mais otimizações para Exalogic e JMS, administração do Oracle Coherence pelo console administrativo do WebLogic, plugins para desenvolvimento de projetos com Apache Maven, geração automática de serviços REST para seus projetos JPA com o TopLink RESTful Data Services, e muito mais.

O WebLogic 12.1.2 também substituiu o antigo instalador da BEA e os utilitários de patch BSU com o Oracle Universal Installer e o utilitário opatch para a aplicação de patches. Muitos clientes Oracle já conhecem estas ferramentas, que já eram utilizadas para outros produtos, como o próprio Banco de Dados.

Ou seja, uma série de novidades que justificam a liderança do WebLogic no mercado de Application Servers. Mas ao olhar os próximos passos e o roadmap para as versões do WebLogic 12.1.3 e 12.1.4, há motivo de sobra para se interessar na versão 12c.
A versão WebLogic 12.1.3 deverá ser a primeira homologada para diversos produtos 12c do FMW como SOA Suite 12c. Além disso, alguns novos recursos serão incluídos para melhorar ainda mais a experiência do administrador de infraestrutura para escalar ambientes com mais servidores. Por exemplo, a feature de Elastic JMS permitirá o uso do Server Migration sem perder mensagens durante esta execução. Estamos trabalhando para oferecer na versão 12.1.4 o suporte para auto-scaling de clusters dinâmicos, com base em limites e métricas definidas pelo usuário. O WebLogic 12.1.4 também deverá ter uma API para controlar os clusters dinâmicos. Desta forma, os usuários poderão facilmente programar a hora de parar, iniciar ou remover nós de um cluster dinâmico.
O WebLogic 12c conta com o driver JDBC 12c, oferecendo melhor integração com o Oracle DB 12c, e uma destas features é chamada de "Application Continuity". Esta feature permite que após uma falha de comunicação com um nó de um Oracle RAC, a transação com o banco de dados seja transferida sem qualquer efeito colateral para outro nó do cluster, garantindo disponibilidade. Na versão WebLogic 12.1.4, será introduzido também um novo recurso chamado de Multitenant Applications. Desta forma usuários poderão definir um modelo WebLogic para uma aplicação, para um ou mais clientes desta aplicação, que terá o seu próprio cluster, etc.
O conteúdo acima foi originalmente postado aqui.
AVISO LEGAL: O texto acima visa delinear nossa direção geral dos produtos. Destina-se apenas para fins informativos, e não pode ser incorporado em qualquer contrato. Não é um compromisso e não deve ser usado na tomada de decisões de compra. O desenvolvimento, lançamento e tempo dos recursos ou funcionalidades descritos para os produtos da Oracle permanecem a critério exclusivo da Oracle.

Nenhum comentário:

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil