27 maio 2008

Claro 3G sem modem


Por morar agora no Rio de Janeiro e ter constantes viagens à São Paulo e Florianópolis, decidi ter uma Internet Móvel. Contratei o Claro 3G e decidi não obter o modem que eles "oferecem" (vendem), já que meu celular (Sony Ericsson K790i), assim como muitos outros, já possui um modem interno.

Não gostei muito da idéia de ter que comprar um modem, quando eu já tenho um, e muito menos ainda da atitude da Claro em não esclarecer isso e muito menos, não dar suporte a isso. Ora, eles vendem tantos celulares com modem, porque então não avisar seus clientes a respeito disso? Pura sacanagem. Vendem um produto com uma função e não deixam seus clientes saberem disso e aproveitarem tal funcionalidade. A atendente da Claro jurou de pé junto que eu não conseguiria utilizar meu aparelho como modem. Triste isso, muito triste...

Enfim, estou aqui, conectado via Claro 3G e com meu celular servido de modem, no Ubuntu Linux. Se quiserem fazer o mesmo, basta ter um celular com modem e conectar-se a ele via Bluetooth ou USB, e seguir o tutorial feito pelo Guto Carvalho.

A vantagem disso? Economizar uma boa grana! Como é caro esse modem que eles vendem!! Ah! Outra dica: não vale contratar o Claro 3G de 1Mbps, pois a franquia é só de 1GB, igual aos planos de 256Kbps e 512Kbps. Caso a franquia exceda a velocidade, em todos estes planos, cai para 128Kbps. Ou seja, em 1 dia num plano de 1Mbps você estoura com a franquia e ficará tão lento quanto o de 256Kbps pelo resto do mês. A diferença de preço é de R$ 49,90 para R$ 99,90. Será que vale a pena 50,00 a mais só para ter 750Kbps a mais por 1 dia? :-) Isso a Claro também não esclarece...

Enquanto isso a vida segue, e a gente esclarece.

Dúvidas? Comentem que eu respondo :D

** UPDATE (02/06)
A Claro entrou em contato por e-mail:

Atendimento ao Cliente On-Line Fri, May 30, 2008 at 12:21 PM
To: bruno.borges

Caro internauta,

Eu peço sua licença para enviar essa mensagem em seu reservado espaço. Ao navegar pela internet e ao ler um comentário no Blog do Bruno Borges, atentei para sua observação em relação aos serviços prestados pela Claro. Trabalho na área de atendimento ao cliente e, com o intuito de melhorar nosso atendimento e a qualidade de nossos serviços, entro em contato com você. Pode me retornar informando uma síntese da sua reclamação, para que eu possa lhe dar um retorno.

Janaína Silveira de Oliveira

Atendimento On-line
Diretoria de Clientes

Janaína, respondi seu e-mail, mas acredito que você não o receberá pois receio que e-mails que cairem na caixa Atendimento.On-Line@claro.com.br serão lidos, como aqueles no-reply@alguma-empresa-com-pessimo-sac.com.br. Sugiro que utilize seu e-mail pessoal da Claro. Será que não é janaina.oliveira@claro.com.br? :-D

[]'s!

24 comentários:

Anônimo disse...

Vi em outro blog que esse mesmo serviço oferecido pela TIM não paga deslocamento, ou seja você pode conectar em qualquer estado que o valor será sempre o mesmo, no blog diz que nas outras operadoras você paga pelo deslocamento assim como ocorre com o celular.
Sabe informar se essa informação é verídica?


Abraços,

Felipe Sartor disse...

boa dica. Algumas pessoas da minha sala na universidade aderiram ao serviço e tenho certeza que possuem celulares com modem embutido. Vou repassar a informação para eles.

parabens! =)

Ana Paula Gonçalves disse...

Valeu a dica pra eu falar com o Negão. Conversamos agora pouco, o site dele é bem o q eu preciso!! Já estamos nos acertando =)

Bju e boa semana

Anônimo disse...

Também acho que é a melhor alternativa, além destas vantagens, você aproveita os recursos do 3G no próprio celular, podendo acessar a Web, Emails, Youtube.. em alta velocidade.

Anônimo disse...

If your blog is boring, please don't make again. Thank you.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual o modelo do celular que você usou como modem. E tem alguma desvantagem ?

Rafael Souza disse...

Oi blz? Muito bom o post.
Eu queria saber se o celular precisa ter 3g para funcionar na velocidade do plano.

Bruno Borges disse...

O chip da Claro funciona com celulares que suportam EDGE/GPRS. Quanto a velocidade, depende do modem aparelho.

Modem + Rede + Localização... Tudo isso influencia na velocidade. Por este ponto de vista, o modem é a solução que se adequa melhor a qualquer ambiente. Mas cuidado: comprar o modem só pq ele tem 3G e o seu celular não, pode ser furada: na sua região há cobertura 3G? :-)

Meu celular é um Sony Ericsson K790i e a velocidade do modem dele é de 28.8KB/s (atende 100% a banda de 250Kbps, que custa R$ 49,90).

[]'s!

Rafael Souza disse...

Sim tem cobertura 3G na minha região. Ontem fui a uma loja da claro e perguntei se dava pra usar celular com modem, eles responderam que sim, mas não souberam me dizer se a velocidade ia ficar limitada pois o aparelho (V3) não suporta 3G. Mas esse Sony Ericsson K790 também não suporta certo ?

Anônimo disse...

Boa tarde, falando de Notes, estou a captura de um desses práticos modem móveis para levar a qualquer lugar, mas cuidado na hora de escolher, aqui em Vinhedo, interior de SP, fui até a loja TIM e após um atendimento bem regular, fui informado que a velocidade nesta cidade não era de banda larga...isso porque eu perguntei, se eu comprasse ia levar uma. Agora estarei vendo as possibilidades na Claro e na Vivo e adotar oq eu form melhor, menos o da TIM.

Atte:

Agenor

luiz disse...

amigo me xplica como é este plano porq eu não estou entendendo nada?
Perg:.
- Se eu pago o plano de R$99,00 2gb, eu terei a net em meu pc?
- Mas essa net é valido por um só mês ou fica até o outro ano?
- Eu continuarei usando 2gb de internet por R$99,00 ou eu irei pagar mas alguma coisa?
- meu msn (jesus_is_the_light_of_my_life@hotmail.com)
me add ai ↑


bruno marques disse...

bruno

então para ter internet nesse caso eu tenho que comprar um chip que vai estar habilitado para tal velocidade ?? aí é só colocar no cel e colocar usb como modem ?? basicamente isso ??

obrigado

mll disse...

bruno, o q vc precisou fazer junto à
claro pra usar o celular como modem?
Vc contratou algum serviço?

Por quanto é que sai usar esse sistema (celular como modem)?

Unknown disse...

Muitos celulares e smartphones têm essa função. O mais ridículo é que a Claro não coloca o plano de voz e sse de dados ilimitados no mesmo sim card, se vc quiser usar os 2 serviços precisa usar um dual sim card ou ficar trocando a toda hora os chips. Mas a Tim faz isso, felizmente. Por isso que minha permanência da Claro está com os dias contados, faltando só eu torrar meus pontos de Claro Clube. E olha que sou cliente da Claro há uns 8 anos, quando ela ainda se chamava TESS...

Newton disse...

Olá!
Alguém sabe onde consigo comprar apenas o aparalho 3G? Adquiri o serviço da claro e o modem apresentou problemas com pouco mais de um mês de uso. A assistência técnica (simm do brasil) tratou o assunto com desdém e me cobrou um valor maior do que paguei no modem para efetuar o reparo. Resultado: Estou ocm o chip e o serviço em casa, mas não consigo acessar a net desde junho...
Procurei em vários locais aqui em sp, inclusive na santa efigênia e não encontrei o aparelho a venda...se alguém puder dar uma luz eu agradeço!
Abraços,
Newton

Newton disse...

nbrigatti@gmail.com

ALEX disse...

amigão eu tbm vinha usando meu cel para conectar, ms desfiz o plano da tim que era de 1gb...estourava direto... meu cel é um nokia 6085, ano passado fiz assim... cancelei a telefonica comprei um livre p/ servir de linha em casa,economia de +/- 40,00 e ao invés do speed contratei a tim + economia"a princípio" e imaginei pq pagar por um modem q se eu cancelar o plano terei que jogar na parede...e comprei um cel so p isso,pensei que sendo desbloqueado poderia ainda utilizar posteriormente...so me ferrei pq todo mês passava 1gb e me cobravam uma fortuna,entao cancelei a tim,ms meu cel esta aqui e vou contratar a claro,vou pagar 15R$ no chip e fixo de R$49 da franquia p mim é o suficiente...detalhe a claro põe a barreira de ter que cadastrar um IMEI de um modem 3g,é só anotar de algum amigo q tenha um n95 ou qualquer outro e não stja cadastrado na claro, so o IMEI e vc pode instalar o sim card em qualquer cel mesmo sendo EDGE, alias, o v3 é GPRS a velocidade máxima do modem é metad do EDGE,p saber se seu cel é EDGE ou GPRS é só ver o manual...abrçs espero ter ajudado
Obs cada marca tem seu software p conexão do nokia é o pc suite, geralmente é o programa que utilizamos p gerenciar fotos musicas..etc do pc com o cel

Paulo Moraes disse...

Tenho um sony ericsson k810 (que é bem parecido com o k790) e usei ele como modem utilizando o chip 3g de um colega meu. A velocidade utilizando o celular como modem ficou bem inferior à dele usando o modem da claro, não havia o problema da localização pois estávamos sentados lado a lado. Voce sabe se esse é um problema que pode ser resolvido com alguma configuração?

Desde já agradeço!

Lázaro Jurema disse...

Caro, Bruno. A Claro chegou em Manaus/AM, tem exatos 01 mes. E por aqui estamos refens do modem (custo de R4 599,00), esta semana houve uma baixa no valor (R$ 299,00), como a internete por aqui é a mais cara do Brasil, resolvi tentar a internet movel. Fiquei muito feliz de saber que não preciso compra (ser estorquido) o modem da claro. Pergunta! Como fazer o celular virar modem? E os valores do plana no celular são os mesmos do modem?
Estou confuso.

att.
Jurema

Unknown disse...

Tambem sou de manaus ...por aqui e uma facada mesmo o modem da claro...mais vejo que a uma saida, como vc falou Bruno de usar o celular como modem...so que nao entendi bem...gostaria que vc explica-se melhor e tipo ele funciona normal como se fosse num plano ilimitado de 250kbps...espero resposta Valeu

SemmaSoft disse...

CLARO 3 G NÃO PRESTA” ESSE NEGÓCIO DE ILIMITADO, LIMITADO A 1 GIGA, É PALHAÇADA

Anônimo disse...

como posso descobrir se meus parelhos funcionam como modem? tenho um nokia 5310 e um sony ericson Z610i

Unknown disse...

internet 3g no brasil não presta mesmo ainda bem que consegui me livrar dessa empresa (apesar de perder minha tarde inteira tentando cancelar ,mais consegui graças a DEUS) para quem precisa de internet a telefonica melhorou bem tenho a de 1 mega e estou muito feliz em pagar um serviço bem prestado internet boa ainda só via cabo o resto serve apenas para ler emails e olhe la!!!!!!

João disse...

Bom, como podemos perceber essas internet´s 3g não prestam... Já to na segunda operadora e ainda não rolo... Acho q temos de nos rebelar contra elas, porque no final das contas prometem a conexão e velocidade, mas na hora do vamu vê, não funciona o negócio.. E isso vai continuar se nós continuarmos assim, parados e submissos e essas operadoras que fazem o que querem com os seus clientes... Falo pois não tive sucesso com a comunicação com a operadora OI... Ai a oi velox 3 g é a mais rápida, MENTIRA é pior q as outras...

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil