29 junho 2010

Oi é investigada por invasão de privacidade

O Dep. de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça investiga possível invasão de privacidade dos usuários Velox, graças ao uso de uma ferramenta de monitoramento, chamada Webwise.

Em Dezembro de 2009 eu já havia mencionado que a Oi, assim como muitos outros provedores, já praticam invasão de privacidade graças a natureza da tecnologia envolvida no acesso à Internet.

Invasão de Privacidade no Oi Velox para controle de velocidade

É possível, sem instalar qualquer programa nos computadores dos usuários, identificar quais sites os usuários estão acessando. O programa Webwise na verdade é um complemento para cruzar informações. Esta investigação do DPDC deveria se extender a uma análise técnica dos roteadores e servidores utilizados pela Oi, e por outros servidores.

Identificar quais sites são acessados pelo usuário não é difícil para a Oi. Ela já faz isso. Difícil é obter informações como tempo gasto e programas.

*** Atualização ***
Enviei o e-mail abaixo à Sra. Laura Schertel Mendes, coordenadora geral de Supervisão e Controle do DPDC, exigindo que nesta investigação com relação ao uso do software BT Webwise, também fosse feito um trabalho para auditoria dos servidores e roteadores da Oi, assim como de outros provedores que praticam Traffic Shaping.

Bruno Borges Tue, Jun 29, 2010 at 7:26 PM
To: laura.mendes@mj.gov.br
Boa noite Laura,

    Acompanho os movimentos da Oi com relação ao Webwise desde Dezembro de 2009, quando apontei em meu blog que a empresa já praticava invasão de privacidade em seus usuários Velox remotamente, ao identificar em seus servidores/roteadores o conteúdo acessado com o propósito de limitar a velocidade dos usuários. Ao ver o recente anúncio da investigação oficial contra o BT Webwise, gostaria de em primeiro lugar, parabenizar pelo trabalho, e em segundo lugar, pedir que esta investigação não se limitasse somente ao uso do BT Webwise nos computadores dos usuários, mas também a uma auditoria e investigação nos servidores/roteadores da Oi, e de outros provedores de Internet. O motivo é o Traffic Shaping ilegal.

    A técnica de Traffic Shaping praticada pela Oi é invasiva, pois restringe somente conteúdos de vídeos. Não bastasse a invasão nos dados trafegados entre servidores e o computador do cliente para identificar que se trata de vídeos, a Oi ainda pratica ilicitamente, um limite de velocidade para não prejudicar sua má dimensionada infraestrutura. Os planos oferecidos pela empresa não condizem com a sua infraestrutura, além de induzirem usuários a contratarem planos mais caros (e supostamente mais velozes) ao encontrarem lentidão em suas conexões.

    Fica evidente neste vídeo que gravei, que a Oi utiliza técnicas avançadas de Traffic Shaping para dificultar a constatação da prática abusiva de limites de velocidades.

    Assim como a Oi induziu usuários do Velox a instalarem o BT Webwise, ocorre também uma indução à contratação de planos mais velozes para solucionar os problemas de velocidades derivados da prática do Traffic Shaping.

    Gostaria se possível, de alguma forma participar, como cidadão e usuário, destas investigações ou ao menos receber uma confirmação de que haverá algum trabalho para analisar as constatações levantadas por mim neste e-mail.

Atenciosamente,

Bruno blog.brunoborges.com.br
+55 21 76727099

Tchau!

28 maio 2010

Em Floripa, manézinho virou otário

Quem é Manezinho da Ilha, pode se ajoelhar agora, erguer as mãos pro céu e gritar: "eu sou otário!". Sim, você mané, é um otário. E nem vou pedir desculpas pois, você é um boca-mole, um bundão, um frouxo sem coragem de lutar pelos seus direitos. Você fica em casa almoçando de frente para a TV, à espera do Jornal do Almoço para ver o que o Roberto Alves tem a dizer sobre o último jogo do Avaí ou do Figueirense. Você é um medroso, que assiste a Cacau Menezes fazer propaganda de suas festas; que você passa meses economizando para comprar a camisa da Feijoada. Você é um acomodado que se contenta em reclamar e concordar junto, da sua casa sentado no seu sofá, dos comentários do Luiz Carlos Prates. Você manézinho da ilha, virou um otário.


Você assiste da sua TV comprada no Koerich, Dário Berger ser eleito de forma ilegal e ainda ajudar a colocar seu irmão na prefeitura da cidade-irmã São José. Sua mulher não se importa com isso, pois está feliz da vida com o anel que você comprou na Quevedo. E seus filhos estão ocupados demais no Playstation 3 para poderem compartilhar com você essas notícias.

Você mané que virou otário, assiste dia após dia, o Grupo RBS (TV, DC, CBN) trazer a você, através de um monopólio de informações, somente aquilo que interessa a eles. Você não se importa com o transporte público pois você tem carro. Mas você é tão otário, que reclama do trânsito todo dia na hora de atravessar a ponte. Reclama que tem carro demais na cidade e que se o transporte fosse bom, até usaria. Mas não usa porque é caro. Que carro compensa. Então você segue essa vida de reclamações, e de submissão. Você se submete ao que os burgueses da cidade te impõem. Você mané, virou otário.


Só não é otário quem está ganhando dinheiro com tudo isso: políticos e empresários. Você mané, é assalariado. É funcionário público. É estudante. Você mané, é otário.

17 maio 2010

II Guerra do Contestado: em Florianópolis

É o que devem querer os atuais governantes de Florianópolis. Uma briga entre os "caboclos", ou nas atuais circunstâncias, os "estudantes" e a população em geral contra o poder do Estado e o setor privado (o que acabam sendo as mesmas pessoas). A Guerra do Contestado do século 21 renasceu graças a três principais acontecimentos na última década, e se prepara para alcancar seu momento mais delicado na próxima Quinta-feira, dia 20 de Maio de 2010. Anote esta data. Na Sexta-feira, você vai facilmente associar este texto com as notícias do dia:
[...] Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização do transporte público da posse de terras, e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia [...]
Sim, fiz um ajuste no trecho publicado na Wikipedia, apenas atualizando-o para os dias de hoje. Não muda muita coisa. Veja este resumo, caso você não se lembra, ou ainda não estudou a Guerra do Contestado.

Talvez se associarmos a batalha atual com o que aconteceu entre 1912 e 1916, o movimento ganhe maior apoio da população. Caso você não se recorde dos eventos desta última década que estão impulsionando para este fim, assista ao vídeo abaixo. Se você se recorda, refresque a sua memória.


Democracia Militar from Vinicius Possebon (Moscão) on Vimeo.

Dez anos se passaram, e a causa contra o abuso do poder ganha força. Existe uma diferença entre defender a ordem pública e atacar estudantes em manifestações pelas ruas. Afinal, não fossem essas manifestações, você não estaria vivendo numa democracia neste exato momento. Talvez nem tivesse Internet na sua casa e se tivesse, seria censurada.

O dia 20 de Maio de 2010 antecede meu aniversário. E eu gostaria de acordar na Sexta-feira com a notícia de que nada aconteceu. De que a população não se rebelou contra o Estado. De que a II Guerra do Contestado não aconteceu. Mas só terei certeza disso se antes eu ver a notícia de que o prefeito de Florianópolis cancelou o reajuste das tarifas de ônibus.

Ao acordar e ver que o prefeito não defendeu os interesses do povo, vou ficar feliz ao ver no noticiário fotos e vídeos de estudantes, trabalhadores, mães e crianças com as caras pintadas, com faixas, cartazes, camisetas e megafones, protestando contra este abuso.


Quinta-feira, 20 de Maio de 2010
II Guerra do Contestado

7 passos para destruir Florianópolis

** UPDATE **
II Guerra do Contestado (em 20/05/2010)

Há 5 anos, em 2005, quando saí de Florianópolis meses antes da segunda Revolta da Catraca, já tinha certeza que a cidade estava caminhando para problemas sérios de transporte. Conheci naquela época, o transporte coletivo de cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e ainda cidades internacionais como Roma, Barcelona e Paris. Cheguei à conclusão que para destruir uma cidade, torná-la insuportável, basta você destruir o transporte coletivo. Como eu  me arrisco a dizer: o meio de transporte é o sangue de uma cidade, transportando vida em um organismo delicado.

Florianópolis mais uma vez enfrenta reajustes de tarifas. Pesquise no Google, ou visite alguns dos sites indicados no final deste artigo. Neles você vai encontrar muito mais informação, mas resumo: é um dos menos eficazes, e o mais caro do Brasil (R$ 2,95). O que quero mostrar aqui, são os 7 passos que um prefeito, como o Dário Berger, deve seguir para destruir o transporte coletivo da cidade, e consequentemente, a cidade em sí.
  1. Ofereça um único meio de acesso à cidade que fica numa ... ilha
    Sim, pois barcas e pontes em outros extremos são eficientes, e isto com certeza facilitaria a vida do povo. O Rio que nem ilha é, decidiu colocar uma pequena ponte ligando-se a Niterói, e um serviço de barcas. Total falta de bom senso dos governantes.

  2. Não invista em transportes sobre trilhos, eles não são poluentes
    Para destruir uma cidade, é importante não abraçar causas ambientais. Transportes sobre trilhos, como trêns, metrôs e bondes não emitem poluentes. Melhor manter estas tecnologias longe dos planos de desenvolvimento da cidade! Nova York cometeu uma loucura ao proibir inclusive, carros em Manhattan. O ar está melhorando. Absurdo!
  3. Dificulte o uso de bicicletas na sua cidade
    Afinal, bicicletas não ocupam espaço, não emitem poluentes, não causam engarrafamento e são baratíssimas. Compartilhar bicicletas na cidade nem pensar. Isso com certeza iria diminuir o número de automóveis no Centro, indo totalmente contra os planos do prefeito.
  4. Evite sistemas eficazes de integração de ônibus
    Prefeito bom, tem que parecer inteligente. E tudo que é inteligente, é complicado. Então ele deve complicar. O sistema de transporte público deve ser confuso, sem integração em algumas áreas, favorecendo cobrança adicional de tarifas, ou preços diferenciados. Deve irritar o passageiro, deixá-lo transtornado e depressivo, por saber que no dia seguinte terá que entrar nesse sistema novamente, até o fim da sua vida.
  5. Dificulte (e cobre mais caro) o pagamento para usuários desavisados
    Cobre uma multa dos usuários que não buscaram informação para obter o cartão-cidadão. Cobre uma multa dos turistas por não terem tempo hábil para conhecer o sistema complicado e a cobrança diferenciada. Cobre inclusive, mais caro na primeira vez que um novo usuário quiser comprar o cartão-cidadão. Afinal para obter o cartão ele deve se dirigir até o Terminal Central. 
  6. Mantenha um quadro de horários pobre de ônibus e itinerários
    O passageiro deve ter que esperar dezenas de minutos, por um ônibus cheio. Deve se irritar com a pequena quantidade de ônibus trafegando na hora em que ele mais precisar. Os motoristas devem ser treinados para passarem batidos em alguns pontos-de-ônibus.

  7. Por fim, aumentar a tarifa anualmente, com taxas superiores à inflação
    O passageiro deve entender que é ele quem pagará por todo o sistema. Então se a inflação subir, o passageiro deverá cubrir o aumento de salário dos motoristas e cobradores, e o gap no lucro das empresas de ônibus, afinal "alguem tem que pagar a conta".
Seguindo estes passos, a consequência é simples: caos. O prefeito deve então ficar feliz, por ter alcançado seu objetivo.

Trânsito fica mais caótico para todos
Comentei no Twitter que um negócio que será em breve rentável em Floripa, é o transporte ilegal. Vans, moto-táxis, caroneiros e lotações em geral. No Brasil já temos inúmeros exemplos. Podemos facilmente entender porque ele [transporte ilegal] nasce, e o que isso ocasiona.

Transporte ilegal significa mais carros nas ruas, para suprir a necessidade do povo: transporte coletivo eficiente a um preço justo. Entenda eficiente como "traçando uma rota que agrada mais, e mais horários". Aqui no Rio as vans custam em grande maioria, R$ 2,00. E veja que as passagens de ônibus custam em grande maioria, R$ 2,35. O motivo de se usar a van, é para chegar mais rápido e economizar um dinheiro que para muita gente, é muita grana. No mês, pode chegar a R$ 21,00. O que dá para comprar leite para uma semana.

Com transporte legalizado ineficiente, as vans vão nascer e crescer rapidamente. E os ônibus ficarão ainda mais caros, pois afinal, passageiros irão migrar e o faturamento diminuir. Com poucos passageiros, "alguem precisa pagar a conta", e serão aqueles que invariavelmente precisam do transporte mas não podem, ou não querem, migrar para as vans. 

Mais vans: mais trânsito. Se você usa carro e acha que não será afetado, se iludiu. Você deveria também estar batalhando contra os reajustes abusivos.

Florianópolis terá tarifa de R$ 4,50 em 2012
Essa é a minha aposta. Por quê? Vans, poucos passageiros, mais carros. Menos ônibus e serviço mais caro. 
A cidade está à caminho da destruição. E somente você, cidadão, tem o poder de impedir.

Pule você também!

13 maio 2010

Campanha #BoaDario

Como o Dário irá destruir Florianópolis?
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Idéias, passos, feitos e objetivos de Dário Berger rumo à destruição transformação de Floripa. Planejando a próxima Cidade Maravilhosa(mente cheia de problemas).


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Transformando Floripa em "Rio de Janeiro do Sul" #BoaDario
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