09 outubro 2008

Linuxinks da semana

Quinta-feira, dia de postar alguns links.
(Pelo menos é o que pretendo fazer com maior frequência também.)

Linuxinks
são links relacionados ao mundo Linux e hoje temos:
O lançamento do Ubuntu 8.10; um artigo sobre o gOS; dicas sobre o uso de pipes e outros artifícios úteis do *nix e também um pouco de diversão com utilitários inúteis. :-)


gOS 3

Google Operational System
Artigo: Is it better than Ubuntu?

Está aí uma promessa boa de um sistema operacional que ocupará pouco espaço em disco, mas comerá toda a sua banda de internet. O gOS, que não é associado ao Google, é uma versão modificada do Ubuntu/Debian que integra-se 100% aos serviços do gigante de busca. Uma barra com ícones na base (avant-window-navigator) aponta para ferramentas como GMail e Calendar. Outros softwares como OpenOffice vem instalados e há integração com o Google Docs também. Remember the Milk? Eu sim. E ele também vem ligado ao desktop. Enfim, uma série de utilidades para os viciados em ter seus documentos online, acessíveis a qualquer momento, de qualquer lugar (desde que haja acesso à Internet)

Dicas de Shell para Unix/Linux
Artigo: Speaking UNIX: !$#@*%

Nesse artigo da IBM, é possível obter ótimas dicas do uso daqueles caracteres bizarros que vemos em alguns scripts bash. Raramente lembro de como utilizá-los, exceto os básicos como Pipeline, Data Redirection e vi que este artigo é um excelente guia de referência para a escrita de scripts automatizados ou alguns comandos úteis para se ter no /usr/local/bin.

Explica o uso de saidas de programas, condições lógi
cas, operadores de substituição e operadores relacionados a arquivos. Realmente muito útil! :-)

Ubuntu 8.10
Artigo: Screenshot Tour: First Look at Ubuntu Inteprid 8.10 Beta

Tomei coragem, respirei fundo, contei até 10, esperei algumas horas de download e finalmente, instalei a versão 8.10 Beta. Resultado? Clico numa ícone e me conecto no TIM Web sem segredo! Também não precisei do driver da ATI (fglrx) para rodar o Compiz, e curti demais a novidade da Guest Account, ainda mais por muitas vezes emprestá-lo aos hóspedes do CouchSurfing que recebo em casa. Está show de bola! Quem não estiver com pressa, melhor esperar até a versão final. Caso contrário, a versão Beta está bem estável, caso essa seja a preocupação... :-)

Diversão no Linux
Artigo: Four Easy Fun Useful Things You Can Do With Linux

Neste artigo da LinuxPlanet, não há muita novidade, exceto por uma: figlet. Este pequeno programa desenha em ASCII qualquer texto passado para ele. Um exemplo:
É legal para gerar mensagens do dia (MOTD) ou customizar aquele prompt do Linux, no /etc/issue. :-) Essas dicas estão lá no artigo.

Por hoje é só. Boa noite! (ou bom dia...)

Nenhum comentário:

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil