16 novembro 2008

Busca de Produtos na Americanas.com


Aposto que você leitor já fez pelo menos huma compra online. Capaz até de terem sido mais de 5 compras já. Alguma vez você tentou usar o sistema de Busca da Americanas.com? Eu tento toda vez que vou comprar algo lá. E olha que eu faço compras com eles pelo menos a cada bimestre. Mas o incrível é que, após 3 anos ... nada mudou.

O sistema de Busca da Americanas.com simplesmente não funciona. E ainda diz ser Powered by Google. Agora aqui vem a pergunta: incompetência da Americanas, do Google ou a Americanas está simplesmente mentindo sobre a ferramenta de busca utilizada em seu site? Difícil dizer.

Veja este exemplo: procure pelo DVD do filme "O Amor Não Tira Férias". Os resultados são ... são ... não são. Não mostra nunca!, na primeira página de resultados, este filme. E a Americanas vende ele! Tente estes métodos:
  1. Na página principal, no cambo de busca, coloque o título do filme e procure. O site informa que há 15584 itens! E mesmo dizendo que está ordenado por relevância, o DVD não aparece na primeira página. Para piorar, só há livros nela.
  2. Ok, pode parecer injusto procurar por um produto do tipo DVD em todo o site. Vamos filtrar apenas por DVDs: marque a opção "DVDs & VHS". O resultado? Nada bom: 1526 itens, e ainda não aparece na primeira página (mesmo ela ordenada por relevância.)
  3. E se formos primeiro no Departamento de DVDs, e então procurarmos especificamente pelo título do DVD? FAIL! Não aparece no primeiro resultado. E para piorar: trouxe 73 itens em 4 páginas e o DVD ainda não consta em nenhuma delas!! Mas... como?! Eles vendem! ... Vai saber...
Conclusão: comprar na Americanas, só quando recebo e-mails promocionais. Quando preciso de alguma coisa específica, por mais que eu tente comparar o preço com Submarino, Saraiva, Siciliano ou qualquer outra loja, a Americanas nunca entra na lista, pois não encontro o produto, e não tenho paciência para navegar entre mais de 15 mil itens, para após a última página não encontrar o que eu procurava; logo, não tenho como comparar preço/promoção/condição de pagamento.

-1 para a Americanas.com

A propósito, Americanas e Submarino são do mesmo grupo, B2W. Por que não eliminam de uma vez a loja que não funciona? O site da Americanas, além de lento e péssimo índice de busca de produtos, fica destruído no Firefox/Linux.

[]'s
Bruno

3 comentários:

Fernando Scherrer disse...

Haw!

  Verdade, no meio da leitura do post fui confirmar a busca pelo "O Amor Não Tira Férias" e a primeira coisa que notei foi que o resultado veio totalmente destruído (Firefox 3.0.3 num slack 12.1).
  Saraiva retornou apenas um resultado: o DVD do filme.
  Submarino retornou vários, sendo o primeiro da lista: o DVD do filme. E se procurar com o título entre aspas retorna apenas dois resultados, parece que o DVD tem duas "versões".
  Agora Americanas, mesmo com aspas, aparece até "DVD O Exterminador do Futuro + Personagem Wolverine". Acho que a busca é por coisas que contêm as palavras buscadas, e, nesse caso, o "O" de "DVD O Exterminador..." casou com o "O" de "O Amor..." da busca. :)
  Mas o Americanas não é o único não, tem muito site "grande" cheio de problemas, direto reporto problemas para os responsáveis pelas páginas. Incompatibilidade com padrão W3C então nem se fala, pessoal desenvolve sites para usuários de IE, não para usuários de browsers (e "IE" não está contido no conjunto "browsers").

Falowz!?

Robert disse...

Cara, dou toda razão para você. Outro site que também não adianta fazer pesquisa é o submarino. Afff.... Fazer uma pesquisa nesses dois sites é pedir pra passar raiva.

Abacate disse...

culpa das americanas que não coloca as metatags corretas!

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil