16 novembro 2008

Busca de Produtos na Americanas.com


Aposto que você leitor já fez pelo menos huma compra online. Capaz até de terem sido mais de 5 compras já. Alguma vez você tentou usar o sistema de Busca da Americanas.com? Eu tento toda vez que vou comprar algo lá. E olha que eu faço compras com eles pelo menos a cada bimestre. Mas o incrível é que, após 3 anos ... nada mudou.

O sistema de Busca da Americanas.com simplesmente não funciona. E ainda diz ser Powered by Google. Agora aqui vem a pergunta: incompetência da Americanas, do Google ou a Americanas está simplesmente mentindo sobre a ferramenta de busca utilizada em seu site? Difícil dizer.

Veja este exemplo: procure pelo DVD do filme "O Amor Não Tira Férias". Os resultados são ... são ... não são. Não mostra nunca!, na primeira página de resultados, este filme. E a Americanas vende ele! Tente estes métodos:
  1. Na página principal, no cambo de busca, coloque o título do filme e procure. O site informa que há 15584 itens! E mesmo dizendo que está ordenado por relevância, o DVD não aparece na primeira página. Para piorar, só há livros nela.
  2. Ok, pode parecer injusto procurar por um produto do tipo DVD em todo o site. Vamos filtrar apenas por DVDs: marque a opção "DVDs & VHS". O resultado? Nada bom: 1526 itens, e ainda não aparece na primeira página (mesmo ela ordenada por relevância.)
  3. E se formos primeiro no Departamento de DVDs, e então procurarmos especificamente pelo título do DVD? FAIL! Não aparece no primeiro resultado. E para piorar: trouxe 73 itens em 4 páginas e o DVD ainda não consta em nenhuma delas!! Mas... como?! Eles vendem! ... Vai saber...
Conclusão: comprar na Americanas, só quando recebo e-mails promocionais. Quando preciso de alguma coisa específica, por mais que eu tente comparar o preço com Submarino, Saraiva, Siciliano ou qualquer outra loja, a Americanas nunca entra na lista, pois não encontro o produto, e não tenho paciência para navegar entre mais de 15 mil itens, para após a última página não encontrar o que eu procurava; logo, não tenho como comparar preço/promoção/condição de pagamento.

-1 para a Americanas.com

A propósito, Americanas e Submarino são do mesmo grupo, B2W. Por que não eliminam de uma vez a loja que não funciona? O site da Americanas, além de lento e péssimo índice de busca de produtos, fica destruído no Firefox/Linux.

[]'s
Bruno
Postar um comentário
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil