05 novembro 2008

Segundo Dia @ ApacheCon

Mais um dia na ApacheCon US 2008, em New Orleans. Nesta Terça-feira, foi a vez de participar do BarCamp. Hoje também foi um dia especial, onde pude finalmente conversar com diversos committers de projetos como Apache Wicket, Apache Maven, Apachhe Tuscany, Apache OpenJPA e Jetty. Sem esquecer que esta Terça, tivemos por aqui as eleições americanas para Preseidente (e senado) e a esta hora já é sabido que Barack Obama venceu as eleições com uma grande margem! :-)

Na ApacheCon, o dia começou com inscrições para o BarCamp. A idéia é mostrar o que se sabe e discutir a respeito. Participei apenas da sessão sobre o git - controle de versão criado por Linus Torvalds para gerenciar o código-fonte do kernel do Linux. Depois da breve palestra, pude entender as muitas vantagens e a maior simplicidade se comparado com o Subversion. Principalmente o suporte de se trabalhar offline. Poder criar branches sem ter que estar online para se comunicar com o servidor, é uma das grandes diferenças. Realmente vale a pena uma olhada.

Ainda no BarCamp, graças ao adesivo da bandeira brasileira no meu laptop, pude chamar a atenção do Luciano Resende, committer do projeto Apache Tuscany. Eu já havia me programado para assistir a palestra dele, então não foi uma grande surpresa vê-lo pr ali, mas sim a discussão que tivemos sobre as diferenças entre o Tuscany (SCA) e o ServiceMix (JBI). O BarCamp acabou e subi para o Hackathon.

No Hackathon me encontrei com o Martijn Dashorst, committer do Apache Wicket. Na mesa também conheci Jeremy e Jesse, alem da D. e da Wendy, ambas committers do Apache Maven. Após a breve introdução, partimos para o almoço. O Luciano se juntou a nós. Lá, eu pedi a comida típica de New Orleans: feijão vermelho com bacon, arroz, linguiça e uma fatia de pão com manteiga. Muito bom! :-) Vale a pena experimentar. Aliás o Jesse, committer do Jetty, pediu o mesmo que eu. Não pude conter o sarcasmo e fiz uma piada. Logo após já estávamos conversando sobre o Jetty, o suporte a Comet connections, e à uma dúvida que veio à minha mente ele respondeu prontamente: toda a mágica por trás destas conexões é implementada com Javascript e só encontraram problemas até agora, em algumas versões específicas do Safari. Muito bem! :-D Vou largar o Tomcat...

A tarde começou e eu decidi ficar no Hackathon ao invés de voltar para o BarCamp. O motivo? Free beer!! :-D Assim como aconteceu ontem, hoje recebemos garrafas de cervejas grátis na sala. "Free software as in free beer" essa é a idéia! :-) Mas é claro que não apenas foi bom ter cerveja grátis, como também ter tido a oportunidade de conversar mais com outras pessoas. Troquei uma idéia com o Luciano sobre o Tuscany vs ServiceMix e com o Craig Russell sobre o OpenJPA. Além de discutir algumas coisas sobre o Apache Wicket com o Jeremy e o Martijn.

Após o Hackathon, nos reunimos no hall do hotel e nos dirigmos para um restaurante. Galera reunida e discutindo sobre diversas coisas. Mas principalmente, discutimos sobre assutos Non-Geek! :-) Sim... na TV estava passando as previsões sobre as eleições americanas. Não demorou muito para começarmos a comparar os sistemas de votação entre Alemanha, Holanda, Brasil e Estados Unidos. :-)

Após o jantar, tive uma ótima caminhada até a casa do meu guest do CouchSurfing. "Let's paint the White House black!" - é o que as pessoas gritavam na rua. "Vamos pintar a Casa Branca de preto." diziam os eleitores contentes com o resultado das eleições, referindo-se à cor da pele de Obama. Só pude concluir que a eleição estava decidida: Obama ganhou!! E isto me deixou completamente feliz. O discurso de Obama na TV foi realmente tocante. Mas... voltando ao mundo real...

Amanha começam as sessões abertas por aqui na ApacheCon, as apresentações, etc. Realmente, a Apache sabe fazer uma conferência. :-) Não esqueça de conferir meu blog amanha, sobre informações a respeito do terceiro dia!! :-D

[]'s

Nenhum comentário:

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil