11 junho 2008

Claro 3G sem modem, Parte 2

No meu primeiro post, falei que era possível utilizar a rede da Claro 3G sem ter de adquirir o modem deles: basta utilizar seu próprio celular 3G, ou não, como modem! Porém, algumas pessoas me questionaram a respeito do meu celular e além disso, a Claro entrou em contato atrás de informações sobre a minha situação (e satisfação) com o seu serviço.



Bem, vou esclarecer então algumas dúvidas que surgiram em comentários e conversas com meus amigos:
  1. Meu celular não é 3G mas possui modem interno. Posso utilizar o Claro 3G por ele?
    Sim! Você pode. A própria Claro avisa: se na sua região não há cobertura 3G, então a conexão pode ser estabelecida através das redes EDGE ou GPRS.

  2. Eu comprei um patcha Smartphone, daqueles que custam mais de R$ 1.500,00, mas não sei se tem Modem nele. Como saberei que posso utilizar meu celular, e não ter que comprar o modem super-hiper-caro da Claro?
    Primeiro, consulte o manual do celular. Todos indicam se possuem modem interno ou não. Em geral, todo smartphone possui modem. Então aviso: quem tem Smartphone, não compre o modem da Claro! É besteira e desperdício de dinheiro: você já gastou demais num celular de última geração e ainda tem que comprar uma peça só pra conectar na Internet?! Fala sério... :)

  3. Como saber o(s) tipo(s) de rede(s) que meu celular suporta, e as velocidades?
    Eu encontrei um site bem bacana sobre celulares, que mostra a especificação de diversos modelos, nos mais íntimos detalhes: GSMArena. Um exemplo: o modelo do meu celular é o Sony Ericsson K790i. Se você ver aqui a especificação, notará que ele suporta EDGE Class 10, uma classificação da rede EDGE, que atinge a velocidade de até 236,8kbps. Ou seja, meu celular atende 94,62% do plano de 250kbps. Preciso mesmo comprar o Modem? :-)

  4. Qual plano da Claro 3G devo contratar?
    Essa resposta é fácil: compre o plano mais barato!! O motivo é simples. A Claro oferece os seguintes planos, todos com a mesma franquia mensal de download de 1GB:
    • 250 kbps - R$ 49,90
    • 500 kbps - R$ 69,90
    • 1 mbps - R$ 99,90
    E a regra geral é a seguinte: se você ultrapassar a franquia, independente do plano que contratou, a sua velocidade será limitada a 128 kbps. E convenhamos: quanto mais rápida a conexão, mais cedo você ultrapassará o limite. Com 2 mbps de Vírtua, eu baixava 1GB em 1 tarde. Outro detalhe importante: se seu celular não suporta mais que 250 kbps, não adianta contratar o plano de 500kbps ou 1mbps.
Então é isso, fica ae a dica: se você já possui um celular carrancudo, não compre o modem da Claro, pois não há a necessidade. Se você contratar o plano de 250 kbps e não comprar o Modem, terá uma economia, comparada com o plano de 1 mbps + modem, de aproximadamente R$ 1500,00 em 1 ano (carência do contrato).

Ainda restam dúvidas? Envie um comentário e fique de olho neste artigo.

[]'s!

12 comentários:

Anônimo disse...

Li em outro Blog um usuário que comprou o modem TIM 3G no post ele diz que uma das vantagens da TIM sobre a CLaro nesse serviço é que na TIM você não paga pelo deslocamento ou seja ele pode acessar de qualquer estado que o valor mensal é o mesmo e informou que o serviço da claro cobra o valor de deslocamente, sabe se essa informação procede?

Abraços,

Anônimo disse...

Concordo em partes com você Bruno, realmente não há necessidade de comprar o modem 3G, mas em muitos casos é interessante.

Utilizar o smartphone como modem reduz a vida útil da bateria do aparelho, a autonomia em redes 3G é menor. Se você utiliza por várias horas ao longo do dia a bateria irá passar por mais ciclos de recarga, mais ou menos quando se utiliza o Wifi no celular por muito tempo.

O preço de um telefone gira em torno de R$ 1500,00, o do modem 3G R$ 149,00. O modem é projetado para ficar horas conectado e utiliza a USB como alimentação. Eu acho uma boa solução, para evitar desgastes ao celular.

Agora, se o uso principal for no próprio smartphone e o notebook for acessar a rede somente em casos especiais, aí não há necessidade de adquirir o modem. Caso contrário, eu prefiro pagar pelo modem a fazer o smart trabalhar por horas a fio diariamente.

Unknown disse...

Dúvida 1

Quando vc está conectado, consegue utilizar o celular para receber e fazer ligações normalmente?

Dúvida 2

O tutorial do Guto Carvalho explica como fazer isso utilizando o modem da claro. Você fez algum procedimento diferente para utilizar seu celular?

Duvida 3

Tenho um smartphone da Nokia o 6681. Não suporta 3g, mas suporta EDGE classe 10. Para mim, não tem problema, pois aqui em Bauru/SP ainda nao tem cobertura 3G. É só eu ir até uma loja comprar o chip e habilitar o plano?

Obrigo. Parabéns pelo blog.

LuCaS pRaDo disse...

Sobre o limite de uso da franquia ele é de 20 GB e noa de 1 GB. AI SIM APARTIR DO CONSUMO DE 20 GB A VELOCIDADE É CONVERTIDA PARA 128 KBPS.

Lucas Santos
Corporativo Claro- CO
62-92665713
62-92525125
lucas.fs@claro.com.br
lucas.fssantos@gmail.com

Unknown disse...

Caro Lucas, vocês está equivocado, é 1GB mesmo:

http://www.claro.com.br/portal/regulamento.do?method=showDetalhe&FLGTIPO=NOT&cdnews=2955

Ou seja, JAMAIS CONTRATEM O PLANO DE 1 MB/s!!!!!!

Outras considerações:

A bateria de um celular/smartphone tem garantia de 6 meses (em média) e custa de 50 a 80 reais normalmente, assim talvez valha a pena usá-lo como modem, lembrando que a conexão 3G é essencialmente instável, jamais podendo ser comparada à ADSL/Cabo. Imaginem um comparativo do Claro 3G 1MB/s vs. Virtua 1MB/s...

Luciana Segui disse...

Olá Bruno, Parabéns pelo Blog.
Estou pensando em contratar a claro 3g e vi que realmente o modem deles está muito caro (na loja da Claro no plano de 250kbps R$469,00 ou 10x46,90)Um assalto! graças ao seu Blog não fiz essa besteira.
... Como preciso comprar um celular novo, Você saberia me dizer qual o melhor, com menor custo, para eu poder me conectar?

Agradeço pelo Blog e, se possível, pela resposta.

Contabilidade Digital Web disse...

Caro Bruno, Sua matéria é bastante interessante, gostaria de confirmar como usar meu cel. Nokia E-65 para conectar a web 3G com chip 3G, e como fazer a conexão do notebk com o celular?? Grato.
Amaro/SP amarosp@gmail.com

Unknown disse...

caro Bruno, muito bom.Agora vem uma duvida minha desculpe sou leigo no assunto, mas tb roda no pc windows? Jah que vc mencionou rodar no linux.

Grato

marcos

Jorge Daher disse...

Bruno, sobre planos de dados para celulares, via rede 3G da Claro, 40MB significa o que em se tratando de skype, msn e emails? Abraços,

Unknown disse...

tenho um motoq boto o chip da claro 3g mas nao conecta diz que a parte remota cancelou a operaçao tenho que fazer alguma configuraçao no aparelho ou e so botar o chip?

Unknown disse...

alguem poderia me dizer como burlar o limite de 1gb da claro 3g.(para notebook)

Unknown disse...

pessoal , seguinte :
me informei na claro e se vc não registrar o IMEI e simplesmente conectar o chip da banda larga e usalo como modem , haverá uma cobrança beeem substancial nisso. sou prova viva disso! paguei 400 reias por ser desavisado ao usar meu iphone como modem no chip de 3g da banda larga.

Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil