11 junho 2008

Claro 3G sem modem, Parte 2

No meu primeiro post, falei que era possível utilizar a rede da Claro 3G sem ter de adquirir o modem deles: basta utilizar seu próprio celular 3G, ou não, como modem! Porém, algumas pessoas me questionaram a respeito do meu celular e além disso, a Claro entrou em contato atrás de informações sobre a minha situação (e satisfação) com o seu serviço.



Bem, vou esclarecer então algumas dúvidas que surgiram em comentários e conversas com meus amigos:
  1. Meu celular não é 3G mas possui modem interno. Posso utilizar o Claro 3G por ele?
    Sim! Você pode. A própria Claro avisa: se na sua região não há cobertura 3G, então a conexão pode ser estabelecida através das redes EDGE ou GPRS.

  2. Eu comprei um patcha Smartphone, daqueles que custam mais de R$ 1.500,00, mas não sei se tem Modem nele. Como saberei que posso utilizar meu celular, e não ter que comprar o modem super-hiper-caro da Claro?
    Primeiro, consulte o manual do celular. Todos indicam se possuem modem interno ou não. Em geral, todo smartphone possui modem. Então aviso: quem tem Smartphone, não compre o modem da Claro! É besteira e desperdício de dinheiro: você já gastou demais num celular de última geração e ainda tem que comprar uma peça só pra conectar na Internet?! Fala sério... :)

  3. Como saber o(s) tipo(s) de rede(s) que meu celular suporta, e as velocidades?
    Eu encontrei um site bem bacana sobre celulares, que mostra a especificação de diversos modelos, nos mais íntimos detalhes: GSMArena. Um exemplo: o modelo do meu celular é o Sony Ericsson K790i. Se você ver aqui a especificação, notará que ele suporta EDGE Class 10, uma classificação da rede EDGE, que atinge a velocidade de até 236,8kbps. Ou seja, meu celular atende 94,62% do plano de 250kbps. Preciso mesmo comprar o Modem? :-)

  4. Qual plano da Claro 3G devo contratar?
    Essa resposta é fácil: compre o plano mais barato!! O motivo é simples. A Claro oferece os seguintes planos, todos com a mesma franquia mensal de download de 1GB:
    • 250 kbps - R$ 49,90
    • 500 kbps - R$ 69,90
    • 1 mbps - R$ 99,90
    E a regra geral é a seguinte: se você ultrapassar a franquia, independente do plano que contratou, a sua velocidade será limitada a 128 kbps. E convenhamos: quanto mais rápida a conexão, mais cedo você ultrapassará o limite. Com 2 mbps de Vírtua, eu baixava 1GB em 1 tarde. Outro detalhe importante: se seu celular não suporta mais que 250 kbps, não adianta contratar o plano de 500kbps ou 1mbps.
Então é isso, fica ae a dica: se você já possui um celular carrancudo, não compre o modem da Claro, pois não há a necessidade. Se você contratar o plano de 250 kbps e não comprar o Modem, terá uma economia, comparada com o plano de 1 mbps + modem, de aproximadamente R$ 1500,00 em 1 ano (carência do contrato).

Ainda restam dúvidas? Envie um comentário e fique de olho neste artigo.

[]'s!
Postar um comentário
Contato

Email:bruno.borges(at)gmail.com

LinkedIn: www.linkedin.com/in/brunocborges
Twitter: www.twitter.com/brunoborges
Comprei e Não Vou
Rio de Janeiro, RJ Brasil
Oracle
São Paulo, SP Brasil